Busca

História do Acre

O Acre foi a última grande porção de território a ser anexada ao Brasil. Inicialmente, pertencia à Bolívia (e uma pequena parte ao Peru), mas, no final do século XIX, passou a receber muitos imigrantes, principalmente nordestinos que fugiam da seca. Eles começaram a explorar a borracha e a povoar o território. Não tardou para que esse povoamento desagradasse aos bolivianos, dando início a uma série de conflitos armados, gerando o episódio que ficou conhecido como a Questão do Acre, por meio do quail os brasileiros garantiram sua permanência.
Em 1903, a questão foi solucionada com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o Acre dos países vizinhos e se comprometeu a criar, no atual estado de Rondônia, a ferrovia Madeira–Mamoré. Em 1904, o Acre foi transformado em território federal.
O Acre teve grande parte da sua floresta original desmatada em conseqüência da exploração da madeira, que se intensificou com o declínio da produção de borracha, em meados do século XX.
Em 1920 foi unificado e, em 15 de junho de 1962, elevado à categoria de estado, sendo o primeiro a ser governado por uma brasileira, a professora Iolanda Fleming.
Ao longo da segunda metade do século passado, apresentou um lento processo de recuperação econômica, intensificado nos anos do Regime Militar (1964-1985). Sua economia continua bastante dependente do extrativismo, que, muitas vezes, degrada a natureza de forma permanente.
Desde 1988, quando o seringueiro e líder ambientalista Chico Mendes foi assassinado, a mando das elites locais, ganharam destaque propostas de desenvolvimento sustentável e de um modelo de economia extrativa que não agrida a natureza.

História do Brasil

Durante a segunda guerra mundial, os seringais da Indochina foram tomados pelos japoneses, e o Acre dessa forma representou um grande marco na história Ocidental e Mundial, mudando o curso da guerra a favor dos Aliados e graças aos soldados da borracha oriundos principalmente do sertão do Ceará (Ver: Segundo ciclo da borracha).E foi sem dúvida graças ao Acre e sua contribuição decisiva na vitória dos Aliados, que o Brasil conseguiu recursos norte-americanos para construir a Companhia Siderúrgica Nacional, e assim alavancar a industrialização até então estagnada do Centro-sul, que não possuía ainda indústrias pesadas de base.

Adquira já sua Bandeira de Estado
 

Atendimento
das
08:00h às 18:00h

Vendas e Informações
(11) 2726-1919 / 2723-2919

Rua Aparecida de São Manuel, 367/375 - São Paulo - SP - CEP:03480-010